Data

Cranberry, uma fruta cheia de benefícios

Arbusto pequeno originário da América do Norte, o cranberry era usado por tribos indígenas como alimento, em cerimônias e como medicamento. A planta dá origem a um fruto vermelho bastante ácido atualmente usado para consumo direto ou na culinária. No Brasil, o mais comum é o consumo do suco.

 

O cranberry é rico em proantocianidina, substância apontada por estudos como sendo de 15 a 25 vezes mais potente do que a vitamina E para inibir a aderência e evitar a translocação (saída do intestino para o trato urinário) de bactérias principalmente do tipo E.coli na mucosa da bexiga, combatendo infecções do trato urinário. A fruta ainda é composta pelas vitaminas C e E, mas tais nutrientes se tornam pouco significativos dentro de uma dieta que respeite a recomendação diária de ingestão do alimento. O cranberry ainda oferece substâncias antioxidantes, como os flavonoides e ácidos fenólicos ao organismo.

 

O cranberry no tratamento da infecção urinária

Segundo os médicos de 30% a 50% das mulheres brasileiras já tiveram algum problema com infecção urinária. O período mais comum de ida aos consultórios médicos é depois do início da vida sexual.

Pesquisadores da Rutgers University, em Nova Jersey, descobriram que uma das propriedades ativas do fruto é uma substância chamada proantocianidina (PAC). Esse nome esquisito é simplesmente o responsável por impedir que as bactérias se fixem e se reproduzam no trato urinário. Ou seja, sem bactérias, sem infecção urinária. Isso é claro também vale para os homens.

 

Benefícios do cranberry

O principal destaque do cranberry é a crescente evidência de sua eficácia na prevenção de infecções do trato urinário, como a cistite. A fruta também é utilizada por pacientes com bexiga neurogênica, doença do sistema nervoso ou de nervos envolvidos no controle da micção, assim como por pessoas que sofrem de incontinência urinária com o objetivo de desodorizar a urina.

Veja só o que mais foi descoberto sobre o cranberry e o que pode te convencer a consumi-lo imediatamente.

– Sistema imunológico: Por ser rico em vitamina C, o cranberry irá fortalecer a proteção do seu corpo.

– Antioxidante: Ajuda o corpo a liberar as toxinas, radicais livres e ainda previne tumores e problemas cardiovasculares.

– Diurético: Quanto mais vezes você for ao banheiro menor as chances de bactérias em sua bexiga.

– Estômago: Por ter o poder de impedir a fixação de bactérias ela também proporciona o mesmo efeito no seu estômago. Consequentemente previne problemas como gastrite e úlcera.

 

Contra-Indicações

Em algumas pessoas o consumo excessivo de cranberry pode causar desarranjos intestinais (diarreia). Além disso, não é recomendado o consumo por pessoas que possuam diabetes, por conta da frutose, exceto se recomendado por um médico. Gestantes e pessoas com histórico de problemas renais também devem procurar um especialista antes de consumir a fruta.

 

QUER SABER MAIS INFORMAÇÕES? ONDE COMPRAR? Entre em contato conosco acessando este link, ou faça um orçamento.

Data

Cranberry, uma fruta cheia de benefícios

Mais
posts