O que são Florais de Bach?

O que são Florais de Bach?


A saúde é um patrimônio nosso, um direito nosso. Constitui a fusão completa e total entre alma, espírito e corpo; e este não é um ideal distante e difícil de atingir, mas sim tão fácil e natural que muitos de nós o descuramos.

Dr. Edward Bach (O Dr. Bach) descobriu 38 florais, cada um deles para um estado emocional e mental específico e ainda uma combinação de cinco dos florais concebidos para situações difíceis e que exigem mais de nós, à qual chamou de Rescue. 37 dos 38 florais baseiam-se em flores silvestres e flores de arvores individuais. A exceção é o Rock Water, que é preparado a partir da água de uma fonte natural com propriedades curativas.

Como funcionam?


Estes florais, tais como as outras formas de medicina natural, exercem o seu efeito tratando o indivíduo e não a doença ou seus sintomas. Atuam especificamente no estado emocional da pessoa afetada. Assim, duas pessoas com a mesma queixa, por exemplo, artrite, poderão se beneficiar tomando florais bastante diferentes.

Uma pode estar resignada à doença, enquanto que a outra poderá esta impaciente com ela, por isso para cada caso serão apropriados remédios diferentes. O efeito de tomar os florais não é a eliminação das atitudes negativas, mas a sua transformação em atitudes positivas, estimulando o potencial de auto-cura da pessoa e libertando o organismo, para lhe permitir ocupar-se plenamente da luta contra as doenças e o stress. As pessoas não precisam estar fisicamente doentes para se beneficiar dos florais.

Muitos de nós passamos tempos difíceis e de fadiga em que o negativismo se instala; nesses momentos, os florais são valiosíssimos para repor o equilíbrio antes que os sintomas físicos surjam. Os florais são muito eficazes tanto em animais como em bebês, assim como em pessoas cépticas que os experimentam como último recurso. As plantas são também ajudadas pelos florais: os jardineiros descobriram, por exemplo, que a aplicação de Rescue, quando se muda as plantas de vaso, ajuda-as a florir.

A Filosofia do Dr. Bach


A filosofia do Dr. Bach é ao mesmo tempo simples e profunda, baseando-se na perfeição nata e na natureza espiritual dos seres humanos. A doença resulta inteiramente do conflito entre o eu espiritual e o eu mortal.

A saúde e a felicidade resultam do fato de estarmos em harmonia com a nossa própria natureza e de fazermos o trabalho idealmente destinado a nós como indivíduos.

Como ele escreveu?


O Dr. Bach dividiu os 38 florais em sete grupos, representando os conflitos fundamentais que nos impedem de sermos verdadeiros para nós mesmos:

Medo – Incerteza – Falta de interesse nas circunstâncias presentes
Solidão – Hipersensibilidade a influências presentes
Desespero – Preocupação excessiva com o bem-estar dos outros Dentro destes grupos, cada floral cobre um aspecto específico da dificuldade em questão

Por exemplo, o medo pode assumir a forma de terror (solicitando Rock Rose), medos conhecidos do dia-a-dia (Mimulus), mede de perder a razão (Cherry Plum), medos inexplicáveis (Aspen) ou medos relacionados com outras pessoas (Red Chestnut). Da mesma forma que o Dr. Bach identificou as sete áreas de conflito que interferem na nossa saúde, definiu também as fases na cura da doença.

Paz, Esperança, Alegria, Fé, Certeza, Sabedoria e Amor.